Avaliação

Nas últimas décadas a avaliação ganhou uma dimensão abrangente, sendo utilizada inclusive por empresas a fim de garantir qualidade de produtos e evitar desperdícios.
Mas apesar desta visibilidade, a avaliação escolar ainda é um instrumento que afasta o aluno do professor, gerando desinteresse e conflitos em sala de aula.
Quando se trata de avaliação, não há uma fórmula pronta do que é certo ou errado, mas há sim formas diferenciadas de avaliar, que fogem da prova escrita e do simples trabalho em grupo.
Este blog poderá contribuir com o trabalho diário do professor, colaborando para que ele encontre outras maneiras de avaliar, para que ele modifique, reinvente, perceba e atualize a avaliação sem limites, simplesmente se permitindo experimentar e podendo assim transformá-la em uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.




quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Um pouco da história da avaliação no Brasil

Nos séculos XVI e XVII, no Brasil predominava a pedagogia jesuíta, com influência barroca e de característica expositiva, com leitura de textos, exercícios de memorização e concorrência oral. Predominavam a gramática, filosofia, lógica e teologia, como componentes curriculares.
Existe um documento publicado pelos Jesuítas denominado Ratio Studiorum, cuja tradução é Ordenamento dos Estudos na Sociedade de Jesus, onde observamos várias regras que utilizamos ainda hoje, como por exemplo:

• aluno não podia fazer solicitações durante a avaliação;

• o tempo era previamente definido para realização da avaliação, sem possibilidades de acréscimos;

• os alunos deveriam sentar separados, ressaltando a preocupação com a cópia ou cola.

Nesta mesma época, o Brasil também sofria influência da pedagogia de Comenius, que reforçava a necessidade do uso de exames para estimular estudantes a se esforçarem para conquistarem boas notas. Era um processo sacrificado de aprendizagem e que costuma ser acompanhado por humilhações e constrangimentos constantes, visto que quem não tinha boas notas era porque simplesmente não se dedicou como deveria.