Permite ao aluno valorizar o trabalho em grupo, percebendo como a discussão e as experiências de todos são mais ricas do que uma só pessoa.
Há alguns pressupostos básicos para o funcionamento desse instrumento:
• o professor deve dominar bem o assunto sobre o qual se dará o debate.
Há alguns pressupostos básicos para o funcionamento desse instrumento:
• o professor deve dominar bem o assunto sobre o qual se dará o debate.
• o tema indicado pelo professor deverá ser preparado pelos participantes do debate com leituras, pesquisas anteriores e vídeos, trazendo o material preparado para a discussão.
• o professor deverá garantir a participação de todos, evitando o monopólio das intervenções por parte de alguns apenas. Todos deverão ter oportunidade para fazer uso da palavra. Inclusive o próprio professor precisará se policiar para não interferir a todo instante e com grande tempo de manifestação, mesmo que seja para resolver mais rapidamente a questão apresentada. Esse comportamento pode comprometer os objetivos da própria estratégia.
• o professor deverá garantir a participação de todos, evitando o monopólio das intervenções por parte de alguns apenas. Todos deverão ter oportunidade para fazer uso da palavra. Inclusive o próprio professor precisará se policiar para não interferir a todo instante e com grande tempo de manifestação, mesmo que seja para resolver mais rapidamente a questão apresentada. Esse comportamento pode comprometer os objetivos da própria estratégia.
Como preparar essa técnica para alunos?
1. Deixe muito claro que os alunos devem respeitar a opinião de todos e que cabe a você a ponderação dos comentários.
2. Informe os critérios de avaliação.
3. Explique para os alunos que em um debate, todos tem que ter a chance de falar, e que para isso acontecer, não se deve prolongar muito seus argumentos. E que é importante a manifestação de todos, sem medo de julgamentos.
4. Escolha temas do dia-a-dia, rotineiros, que sejam relacionados com a região, ou com uma realidade próxima.
5. Leve um recorte de uma reportagem de jornal, revista, um pequeno vídeo de reportagem sobre o assunto.
6. Comece com um questionamento brando, que tenha uma certa lógica na resposta, para que os alunos sintam-se a vontade para iniciar seus argumentos.
7. Aumente gradativamente a profundidade do assunto, sempre avaliando se será possível essa evolução.
8. Não interrompa os alunos, nem os reprima, caso haja algum comentário incorreto, anote e deixe para relatar nas considerações finais, sem apontar quem foi que o fez.
9. Lembre-se que em se tratando de opinião, não existe uma resposta certa ou errada.
10. Incentive e elogie as colocações, com simpatia e sinceridade.
Como avaliar?
Se o objetivo principal desta técnica for permitir ao aluno expressar-se em público, avalie se o aluno:
• apresentou suas idéias, reflexões, experiências.
• se ele soube ouvir os outros (não interrompeu, nem repetiu o que outro colega já abordou, sem acréscimos).
• se ele respeitou a opinião distinta da dele.
• argumentou quando questionado.
• defendeu suas próprias posições com coerência e respeitosamente.
• não perdeu o foco do assunto.
1. Deixe muito claro que os alunos devem respeitar a opinião de todos e que cabe a você a ponderação dos comentários.
2. Informe os critérios de avaliação.
3. Explique para os alunos que em um debate, todos tem que ter a chance de falar, e que para isso acontecer, não se deve prolongar muito seus argumentos. E que é importante a manifestação de todos, sem medo de julgamentos.
4. Escolha temas do dia-a-dia, rotineiros, que sejam relacionados com a região, ou com uma realidade próxima.
5. Leve um recorte de uma reportagem de jornal, revista, um pequeno vídeo de reportagem sobre o assunto.
6. Comece com um questionamento brando, que tenha uma certa lógica na resposta, para que os alunos sintam-se a vontade para iniciar seus argumentos.
7. Aumente gradativamente a profundidade do assunto, sempre avaliando se será possível essa evolução.
8. Não interrompa os alunos, nem os reprima, caso haja algum comentário incorreto, anote e deixe para relatar nas considerações finais, sem apontar quem foi que o fez.
9. Lembre-se que em se tratando de opinião, não existe uma resposta certa ou errada.
10. Incentive e elogie as colocações, com simpatia e sinceridade.
Como avaliar?
Se o objetivo principal desta técnica for permitir ao aluno expressar-se em público, avalie se o aluno:
• apresentou suas idéias, reflexões, experiências.
• se ele soube ouvir os outros (não interrompeu, nem repetiu o que outro colega já abordou, sem acréscimos).
• se ele respeitou a opinião distinta da dele.
• argumentou quando questionado.
• defendeu suas próprias posições com coerência e respeitosamente.
• não perdeu o foco do assunto.