Avaliação

Nas últimas décadas a avaliação ganhou uma dimensão abrangente, sendo utilizada inclusive por empresas a fim de garantir qualidade de produtos e evitar desperdícios.
Mas apesar desta visibilidade, a avaliação escolar ainda é um instrumento que afasta o aluno do professor, gerando desinteresse e conflitos em sala de aula.
Quando se trata de avaliação, não há uma fórmula pronta do que é certo ou errado, mas há sim formas diferenciadas de avaliar, que fogem da prova escrita e do simples trabalho em grupo.
Este blog poderá contribuir com o trabalho diário do professor, colaborando para que ele encontre outras maneiras de avaliar, para que ele modifique, reinvente, perceba e atualize a avaliação sem limites, simplesmente se permitindo experimentar e podendo assim transformá-la em uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.




quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Como trabalhar com estudo de casos

Essa técnica posiciona o aluno em contato com uma situação real ou simulada.
Real, quando o professor apresenta acontecimentos e fatos já vivenciados e simulada quando o professor quer que o aluno aprenda determinados conceitos, valores, criando situações para despertar a aprendizagem no aluno.
Existem duas opções para utilizá-la:
1. pode ser usada após um estudo teórico, aplicando a sua prática, permitindo uma revisão e fechamento do assunto.
2. pode ser usada como uma introdução a uma aprendizagem, antes do estudo teórico, para que seja motivador para o aluno busque informações necessárias para resolver o problema, entrando em contado com a teoria, através de bibliografias previamente orientadas, permitindo autonomia na aprendizagem do aluno.
Como preparar essa técnica para alunos?
• Esclareça que esta técnica prepara o aluno para enfrentar uma situação real, é uma preparação para futuras situações.
• Inicie essa técnica pela opção 1, que tem maior facilidade de assimilação.
• Faça junto com os alunos uma análise diagnóstica da situação, levando em conta as variáveis do componente.
• Deixe que os alunos se comuniquem para chegar a solução, isso fará com que eles aprendam a trabalhar em grupo.
Como avaliar?
• Interesse.
• Iniciativa.
• Coerência de informações para chegada da solução.