Essa técnica posiciona o aluno em contato com uma situação real ou simulada.
Real, quando o professor apresenta acontecimentos e fatos já vivenciados e simulada quando o professor quer que o aluno aprenda determinados conceitos, valores, criando situações para despertar a aprendizagem no aluno.
Existem duas opções para utilizá-la:
1. pode ser usada após um estudo teórico, aplicando a sua prática, permitindo uma revisão e fechamento do assunto.
2. pode ser usada como uma introdução a uma aprendizagem, antes do estudo teórico, para que seja motivador para o aluno busque informações necessárias para resolver o problema, entrando em contado com a teoria, através de bibliografias previamente orientadas, permitindo autonomia na aprendizagem do aluno.
Como preparar essa técnica para alunos?
• Esclareça que esta técnica prepara o aluno para enfrentar uma situação real, é uma preparação para futuras situações.
• Inicie essa técnica pela opção 1, que tem maior facilidade de assimilação.
• Faça junto com os alunos uma análise diagnóstica da situação, levando em conta as variáveis do componente.
• Deixe que os alunos se comuniquem para chegar a solução, isso fará com que eles aprendam a trabalhar em grupo.
Como avaliar?
• Interesse.
• Iniciativa.
• Coerência de informações para chegada da solução.