Avaliação

Nas últimas décadas a avaliação ganhou uma dimensão abrangente, sendo utilizada inclusive por empresas a fim de garantir qualidade de produtos e evitar desperdícios.
Mas apesar desta visibilidade, a avaliação escolar ainda é um instrumento que afasta o aluno do professor, gerando desinteresse e conflitos em sala de aula.
Quando se trata de avaliação, não há uma fórmula pronta do que é certo ou errado, mas há sim formas diferenciadas de avaliar, que fogem da prova escrita e do simples trabalho em grupo.
Este blog poderá contribuir com o trabalho diário do professor, colaborando para que ele encontre outras maneiras de avaliar, para que ele modifique, reinvente, perceba e atualize a avaliação sem limites, simplesmente se permitindo experimentar e podendo assim transformá-la em uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.




quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Como trabalhar com projetos

O objetivo do ensino por projetos é conectar o conhecimento escolar com o saber social, fazendo com que o aluno entenda o valor da aprendizagem e crie um vínculo com a rotina da escola.
O professor planeja as ações concretas e reais de um projeto, por exemplo, melhorar finanças domésticas. Cada aluno fará uma análise das finanças familiares e através do projeto, encontrará formas de economizar e aplicará em sua realidade. Pode ser também, diminuir o desperdício de água na escola, como também, diminuir o desperdício de comida no horário de almoço na escola.
Como preparar este instrumento para os alunos?
1. Identifique um problema.
2. Levante hipóteses e sugestões juntos com alunos.
3. Verifique a viabilidade do projeto.
4. Comunique e negocie com a coordenação e direção sobre a elaboração (é muito importante que todos os envolvidos saibam o que está acontecendo).
5. Documente e registre as etapas do processo.
6. Publique e divulgue os resultados.
Como avaliar?
• Participação.
• Organização.
• Criatividade.