Avaliação

Nas últimas décadas a avaliação ganhou uma dimensão abrangente, sendo utilizada inclusive por empresas a fim de garantir qualidade de produtos e evitar desperdícios.
Mas apesar desta visibilidade, a avaliação escolar ainda é um instrumento que afasta o aluno do professor, gerando desinteresse e conflitos em sala de aula.
Quando se trata de avaliação, não há uma fórmula pronta do que é certo ou errado, mas há sim formas diferenciadas de avaliar, que fogem da prova escrita e do simples trabalho em grupo.
Este blog poderá contribuir com o trabalho diário do professor, colaborando para que ele encontre outras maneiras de avaliar, para que ele modifique, reinvente, perceba e atualize a avaliação sem limites, simplesmente se permitindo experimentar e podendo assim transformá-la em uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.




quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Os enganos do cálculo da média

Calcular médias das notas dos alunos é uma das maiores falhas dos educadores. Todo aluno também espera que suas notas sejam somadas e divididas pelo número de avaliações que realizaram.

A média maquia a realidade. Para um aluno, por exemplo, que tirou na primeira avaliação zero, na segunda avaliação, três e na última, oito, o professor soma as três notas, divide por três o e lança a nota três e meio de média final.
Se um outro aluno tirou na primeira avaliação oito, na segunda seis e na última um, o professor repete o procedimento e lança a nota cinco de média final.
Observamos que no caso do primeiro aluno houve uma evolução, mas ele não conseguiu a nota cinco e está reprovado. Já o segundo aluno está aprovado, mas provavelmente não atingiu as competências previstas, pois não houve progressão e sim recuo da nota.