Avaliação

Nas últimas décadas a avaliação ganhou uma dimensão abrangente, sendo utilizada inclusive por empresas a fim de garantir qualidade de produtos e evitar desperdícios.
Mas apesar desta visibilidade, a avaliação escolar ainda é um instrumento que afasta o aluno do professor, gerando desinteresse e conflitos em sala de aula.
Quando se trata de avaliação, não há uma fórmula pronta do que é certo ou errado, mas há sim formas diferenciadas de avaliar, que fogem da prova escrita e do simples trabalho em grupo.
Este blog poderá contribuir com o trabalho diário do professor, colaborando para que ele encontre outras maneiras de avaliar, para que ele modifique, reinvente, perceba e atualize a avaliação sem limites, simplesmente se permitindo experimentar e podendo assim transformá-la em uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.




quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Como trabalhar com campanha

Atividade planejada e sistemática que envolve o público em torno de um tema específico, utilizando, para isso, diversos meios de comunicação.
Objetivo: informar o público alvo sobre determinadas idéias e técnicas buscando o seu engajamento com o tema.
Como preparar esta técnica para alunos?
A partir de uma determinada situação do bairro, município, região, uma realidade atual, ou após uma visita técnica, coloque questões para reflexão dos alunos e faça com que eles criem seus próprios conceitos a fim de levantar algumas soluções para tal situação.
Faça da escola o local de campanha, peça que eles criem logotipos e espalhe cartazes e informações a fim de conscientizar as pessoas.
Como avaliar?
• Organização.
• Respeito a diversidade.
• Participação.
• Adequação ao público alvo.
• Criatividade.