Experiência não é sabedoria, muitas pessoas passam anos ao lado dos acontecimentos sem apreender seus significados. Sabedoria vem do saber e do gostar, pois este verbo procede do latim sapere que é igual a saborear.
Os anos nos dão experiências, mas o prazer de atuação e a motivação para evoluir e melhorar nossas práticas nos concede sabedoria.
Em se tratando de avaliação escolar, não existe uma receita pronta infalível ou um certo ou errado, mas existem algumas técnicas que podem ser iniciadas e lapidadas de acordo com o perfil da turma, com as experiências do professor e com o espaço e ambiente escolar.
Utilizar estas técnicas e aperfeiçoá-las pode fazer com que o professor saboreie a avaliação e sinta maior segurança e disposição para avaliar com sabedoria.
Iniciando a Técnica: Critérios de Avaliação
A definição e divulgação dos critérios avaliativos são duas ferramentas aliadas para um resultado final claro e transparente, além de munir o professor de elementos preciosos para tomada de decisão, garantindo um processo avaliativo tranquilo e eficaz.
A definição e divulgação dos critérios avaliativos são duas ferramentas aliadas para um resultado final claro e transparente, além de munir o professor de elementos preciosos para tomada de decisão, garantindo um processo avaliativo tranquilo e eficaz.
Mas é necessário seriedade, conhecer exatamente o significado de cada um dos critérios estabelecidos e relacioná-los diretamente com o instrumento de avaliação escolhido.
O interessante é indicar dois ou três critérios, para que não se perca o objetivo que é alcançar competências previstas.
O quadro que segue apresenta exemplos de critérios (clique no quadro para visualizar):