Avaliação

Nas últimas décadas a avaliação ganhou uma dimensão abrangente, sendo utilizada inclusive por empresas a fim de garantir qualidade de produtos e evitar desperdícios.
Mas apesar desta visibilidade, a avaliação escolar ainda é um instrumento que afasta o aluno do professor, gerando desinteresse e conflitos em sala de aula.
Quando se trata de avaliação, não há uma fórmula pronta do que é certo ou errado, mas há sim formas diferenciadas de avaliar, que fogem da prova escrita e do simples trabalho em grupo.
Este blog poderá contribuir com o trabalho diário do professor, colaborando para que ele encontre outras maneiras de avaliar, para que ele modifique, reinvente, perceba e atualize a avaliação sem limites, simplesmente se permitindo experimentar e podendo assim transformá-la em uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.




quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Critérios de Avaliação

Experiência não é sabedoria, muitas pessoas passam anos ao lado dos acontecimentos sem apreender seus significados. Sabedoria vem do saber e do gostar, pois este verbo procede do latim sapere que é igual a saborear.
Os anos nos dão experiências, mas o prazer de atuação e a motivação para evoluir e melhorar nossas práticas nos concede sabedoria.
Em se tratando de avaliação escolar, não existe uma receita pronta infalível ou um certo ou errado, mas existem algumas técnicas que podem ser iniciadas e lapidadas de acordo com o perfil da turma, com as experiências do professor e com o espaço e ambiente escolar.
Utilizar estas técnicas e aperfeiçoá-las pode fazer com que o professor saboreie a avaliação e sinta maior segurança e disposição para avaliar com sabedoria.

Iniciando a Técnica: Critérios de Avaliação

A definição e divulgação dos critérios avaliativos são duas ferramentas aliadas para um resultado final claro e transparente, além de munir o professor de elementos preciosos para tomada de decisão, garantindo um processo avaliativo tranquilo e eficaz.
Mas é necessário seriedade, conhecer exatamente o significado de cada um dos critérios estabelecidos e relacioná-los diretamente com o instrumento de avaliação escolhido.
O interessante é indicar dois ou três critérios, para que não se perca o objetivo que é alcançar competências previstas.
O quadro que segue apresenta exemplos de critérios (clique no quadro para visualizar):