Avaliação

Nas últimas décadas a avaliação ganhou uma dimensão abrangente, sendo utilizada inclusive por empresas a fim de garantir qualidade de produtos e evitar desperdícios.
Mas apesar desta visibilidade, a avaliação escolar ainda é um instrumento que afasta o aluno do professor, gerando desinteresse e conflitos em sala de aula.
Quando se trata de avaliação, não há uma fórmula pronta do que é certo ou errado, mas há sim formas diferenciadas de avaliar, que fogem da prova escrita e do simples trabalho em grupo.
Este blog poderá contribuir com o trabalho diário do professor, colaborando para que ele encontre outras maneiras de avaliar, para que ele modifique, reinvente, perceba e atualize a avaliação sem limites, simplesmente se permitindo experimentar e podendo assim transformá-la em uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.




quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Como trabalhar com dramatização

Essa técnica demonstra que os alunos podem aprender desempenhando papéis próprios da realidade profissional.
É fundamental que todos assumam integralmente seus papéis, comportem-se como tal, defendendo posições próprias dos papéis e que procurem ter as reações e atitudes próprias dos personagens.
Como preparar essa técnica para alunos?
Prepare os alunos para vivenciar uma situação real, peça para que eles pesquisem sobre o personagem que vão interpretar, sem exageros, próximo a realidade.
Esta técnica poderá ser utilizada como fechamento de uma teoria na prática, dando a oportunidade dos alunos desenvolverem habilidades e atitudes.
Como avaliar?
• Participação.
• Criatividade.
• Objetividade.