É uma modalidade de avaliação do ensino e aprendizagem que surgiu em 1980 e emergiu no campo da Arte.
É um instrumento de avaliação considerado de natureza qualitativa, sendo potencialmente um dos mais adequados para acompanhar a aprendizagem dos educandos. Esse tipo de instrumento é ideal, pois favorece não apenas o registro da produção dos saberes realizada pelo aluno no ambiente escolar, mas o registro de suas experiências e de suas produções extraescolares.
Como preparar esta técnica para alunos?
Solicite uma pasta, prepare os alunos para organizarem uma coletânea de registros do cotidiano, como um memorial das atividades da escola, podendo enriquecê-lo com diferentes registros de sua produção extraescolar, tais como textos, poesias, músicas, desenhos, matérias lidas em jornais, revistas, entre outros.
O importante é incentivar o aluno a organizar e fazer anotações pertinentes a cada nova organização.
Além disso, faça com que o aluno sempre analise o portfólio como um todo, para que ele tenha noção do quanto evoluiu.
Como avaliar?
• Registro de idéias, experiências ou opiniões.
• Organização.
• Coerência das informações.
• Facilidade da leitura do aprendizado.